Exercícios sobre Vidas Secas com respostas
As classes
gramaticais
Para facilitar
a abordagem de diferentes aspectos linguísticos, as palavras estão agrupadas em
classes gramaticais ou classes morfológicas ou classes de palavras.
Uma classe
gramatical é constituída por um grupo de palavras que possuem características
morfológicas, sintáticas e semânticas comuns.
De um aluno de
nível médio, espera-se que consiga identificar não só a que grupo pertence uma
palavra empregada em um contexto mas também o valor de um emprego determinado.
São dez as classes
de palavras, assim constituídas:
Classe morfológica |
Característica
Semântica |
Característica
Morfológica |
Característica
Sintática |
Substantivo |
Dá
nome aos seres |
Apresenta
flexões próprias de gênero e de número |
É
núcleo de função sintática (sujeito, objeto, aposto, complemento nominal) |
Adjetivo |
Caracteriza
os substantivos |
Apresenta
flexões de gênero e número em função do substantivo a que se refere |
É
adjunto adnominal ou predicativo. |
Pronome |
Acompanha
ou substitui um substantivo, fazendo referência a uma das três pessoas
gramaticais |
Apresenta
três flexões: |
Se
substitui o nome, é núcleo de função sintática; se acompanha o nome, tem
função de adjunto adnominal |
Artigo |
Determina
ou indetermina o substantivo |
Indica
gênero e número do substantivo a que se refere |
Tem
função de adjunto adnominal |
Numeral |
Quantifica
o substantivo a que se refere ou indica-lhe uma ordem |
Alguns
possuem flexão de gênero |
Tem
função de adjunto adnominal (se acompanha o substantivo) |
Verbo |
Indica
um processo (açao, estado, fenômeno) |
Flexiona-se
para indicar p[essoa, número, tempo, modo, voz e aspecto |
Se
expressa ação ou fenômeno, é núcleo do predicado; se expressa estado, liga o
sujeito a uma qualidade. |
Advérbio |
Acrescenta
uma circunstância ao verbo, ao adjetivo, ao advérbio ou a toda a oração |
É
palavra invariável. |
Tem
função de adjunto adverbial. |
Conjunção |
Relaciona
orações ou termos de mesma função. |
É
palavra invariável. |
Não
possui função sintática. |
Preposição |
relaciona
termos subordinando um ao outro. |
É
palavra invariável. |
Não
possui função sintática. |
Interjeição |
Expressa
sentimento ou indica chamamento. |
É
invariável. |
|
Obs.: palavras
denotativas apresentam algumas características que se assemelham ao
advérbio, mas não possuem as mesmas relações e caracterizam-se principalmente
pelo sentido.
Exemplo:
“As nuvens
são para não serem vistas. Mesmo um menino sabe, às vezes, desconfiar do
estreito caminhozinho por onde a gente tem de ir – beirando entre a paz e a
angústia.”
Guimarães Rosa
São
substantivos: nuvens, menino, caminhozinho, gente, paz, angústia
É adjetivo: estreito.
São artigos: as, um, o (do), a, a, a.
São verbos: são, serem vistas, sabe desconfiar, tem de ir, beirando.
São advérbios: não, às vezes.
São preposições: para, de (do), por, de (tem de ir), entre,
É palavra denotativa: mesmo (expressa inclusão)
É pronome: onde (pronome relativo)
Notas sobre algumas classes
gramaticais
Adjetivo
É uma classe gramatical relevante na caracterização (de
um ser, de um idéia). Deve-se observar sempre sua adequação, sua
expressividade, além do fato de retomar ou ser retomado por outros termos do
texto (substantivos, outros adjetivos, verbos).
Exemplo:
“Na estrada das Tabocas, uma vaca viajava. Vinha pelo
meio do caminho, como uma criatura cristã. A vaquinha vermelha, a cor grossa
e afundada – o tom intenso de azamar.”
Guimarães Rosa
Na expressão destacada, o adjetivo causa estranhamento,
uma vez que não se costuma caracterizar uma cor por sua espessura ou textura.
No contexto, intensifica a cor do animal, o que se “confirma” na expressão: “o
tom intenso”.
Artigo
Tem emprego mais ou menos estabelecido na elaboração de
um texto. Em geral, quando um substantivo é citado pela primeira, emprega-se o
indefinido. Nas demais ocorrências, usa-se o definido. Verifique, no exemplo
que segue, a referência à folha:
“Defronte do escritório descobri no chão uma folha
de prosa, com certeza trazida pelo vento. Apanhei-a e corri a vista sem
interesse (...)
Passeando entre as laranjeiras, esquecia a poda, reli
o papel (...)
Li a folha pela terceira vez, atordoado (...)”
Graciliano Ramos.
Pronome
Esta classe de palavras apresenta uma subclassificação e
inúmeros empregos.
Exemplo:
“Dava-se de entre vinte-e-muitos e trinta anos; devia
de ter menos, portanto.”
Guimarães Rosa
No contexto, o pronome indefinido “muitos”, de modo vago
e indeterminado, indica uma quantidade.
Atenção especial deve ser dada ao emprego do pronome
demonstrativo, que obedece a três diferentes critérios: espaço físico, tempo,
relação dentro do texto.
|
Demonstrativo de 1.a pessoa |
Demonstrativo de 2.a pessoa |
Demonstrativo de 3.a pessoa |
Espaço físico |
Indica proximidade com relação ao emissor da mensagem. |
Indica proximidade com relação ao destinatário da
mensagem. |
Indica distância do emissor e do destinatário. |
Tempo |
Indica proximidade com relação ao momento em que se
fala. |
Indica certo afastamento com relação ao presente. |
Indica distância. |
Dentro do texto |
Indica uma idéia a ser citada. |
Retoma idéia já expressa. |
Opondo-se ao de 1.a pessoa, recupera uma de duas idéias
anteriormente expressa: a que está mais distante no texto. |
Advérbio
É palavra invariável que expressa uma circunstância ou
locução que expressa circunstância.
Exemplo:
“Depois da quarta-feira de cinzas veio-me uma aura
romântica que me pôs meio lunático, trazendo-me dias agitados. Presumivelmente
curado da moléstia, posso contar as coisas tal e qual se passaram.”
Cyro dos Anjos
São advérbios e locuções adverbiais, no fragmento:
• “depois da quarta-feira de cinzas”: expressa
circunstância de tempo ao verbo (“veio-me”)
• “meio”: expressa circunstância de intensidade ao adjetivo (“lunático”)
• “presumivelmente”: expressa circunstância de modo ao adjetivo (“curado”)
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