Dados da Aula
·
Refletir sobre o uso da norma padrão e da linguagem coloquial;
·
Resolver exercícios sobre o uso da norma padrão ou formal e informal;
·
Selecionar registros da língua em função da situação de comunicação
(formal ou informal).
Norma culta ou padrão e linguagem coloquial
ATIVIDADE 1
de usos da norma
padrão e não-padrão da Língua Portuguesa
ATIVIDADE 2
Terminada a
exposição das imagens e a leitura dos respectivos diálogos e também do convite
formal, faça questionamentos aos alunos a propósito desses exemplos
citados. Você pode propor questões tais como:
1. A maneira de
falar do personagem Chico Bento é comum, isto é, é empregada por várias
pessoas?
2. Você conhece
pessoas que falam como o Chico Bento?
3. Você acredita
que as pessoas que falam como o Chico Bento falam "errado"?
4. Há diferenças
entre fala e escrita nas frases do Chico Bento reproduzidas nessas imagens?
5. Você acredita
que a secretária da terceira imagem fala mesmo fluentemente todas as línguas
citadas por ela? Como você pode inferir sua resposta?
6. Na última
imagem, Rita e a professora fazem uso de qual registro da língua? Você percebe
alguma diferença entre a linguagem das duas e a linguagem padrão habitual no
Brasil? Você acredita que elas são brasileiras? Ou seriam portuguesas?
7. Você já ouviu
dizer que os brasileiros não sabem português e que só os portugueses falam bem
nosso idioma? O que você pensa sobre isso?
ATIVIDADE 3
Terminadas as
reflexões sobre as imagens, leia com os alunos o seguinte trecho de um livro
sobre a gramática do Português:
[...] quem
pratica o português popular não “fala errado” – apenas opera com a variedade
correspondente ao seu nível sociocultural. Quem pratica o português culto não
“fala certo”, de novo apenas se serve da variedade correspondente ao seu
nível sociocultural. Falar errado é não se fazer entender em seu meio, [...]
ou é usar uma variedade inadequada ao meio em que o falante se encontra
(CASTILHO, 2010, P. 205). |
Comente com os
alunos essa afirmação e certifique-se de que todos a compreenderam bem.
Aproveite para rever com eles conceitos como variante de prestígio ou
norma padrão, português não-padrão (PNP), certo, errado versus adequação
e inadequação. Depois, peça a eles para reescreverem os diálogos do
Chico Bento, da secretária e dos "anjos" de acordo com a variedade
padrão ou norma culta da língua.
Módulo 2 - Reconhecendo a
norma formal e/ou informal
ATIVIDADE 1
Leve os alunos ao laboratório de
informática ou providencie um computador e um projetor para assistirem
a um vídeo sobre norma culta e linguagem coloquial.
Imagem e vídeo disponíveis
em: http://www.youtube.com/watch?v=LnnJUFhKC_s. Acesso
em: 19 jul 2013.
Depois de assistirem ao vídeo uma
ou duas vezes, caso seja necessário, proponha uma discussão com os alunos, por
meio das seguintes questões:
1. Quando devemos empregar a
norma culta? Em quais situações?
2. Segundo o narrador do vídeo, a
frase "me beija" está em conformidade com a linguagem coloquial, isto
é, com a fala. E segundo a norma culta, como seria a frase para pedir um beijo?
3. Quando devemos empregar a
linguagem coloquial?
4. O narrador explica porque a
língua tem variações. Você entendeu sua explicação? Você é capaz de explicar o
que leva a língua a sofrer variações?
ATIVIDADE 2
Ainda no laboratório de
informática, peça aos alunos que acessem o site: http://professorjeanrodrigues.blogspot.com.br/2012/05/atividade-de-portugues-sobre-variacao.html, para
resolverem os exercícios propostos, a seguir. Caso não seja possível
fazer a atividade no laboratório de informática, providencie cópias dos
exercícios e entregue-as aos alunos.
Exercícios
1. Observe a
imagem abaixo e responda as perguntas, abaixo:
a)
Qual tipo de linguagem a personagem da imagem acima usou para se expressar:
linguagem culta ou coloquial?
b)
Observando bem a imagem, cite, no mínimo, dois fatores que contribuem para
que a personagem fale dessa forma?
c) Esse
jeito como a personagem falou dá para o ouvinte/leitor compreender?
d) Essa
linguagem usada por ele é considerada “correta” ou “errada”? Por quê?
e)
Reescreva essa fala do personagem, seguindo a norma padrão da linguagem.
2. Leia
o texto abaixo e responda as questões sugeridas:
Nos últimos meses, as prefeituras
municipais de todo o Brasil, em especial as da Região Nordeste e Norte, têm
sofrido com a queda de suas receitas devido o Governo Federal ter reduzido a
zero um imposto que beneficiou as montadoras de carro, mas que provocou o
chamado “efeito dominó”, afetando os cofres de milhares de municípios pobres
ou de renda per capita muito baixa. (Jornal Folha de São Paulo, 20/03/2012) |
a)
Que tipo de texto é esse acima?
b) Que
linguagem foi usada para escrever esse texto?
c) Por
que foi usado esse tipo de linguagem e não outra?
3. Leia
a música a seguir e faça o que se pede:
Tenho visto tanto
coisa nesse mundo de meu Deus/ Coisas que prum cearense não existe explicação Qualquer
pinguinho de chuva fazer uma inundação/ Moça se vestir de cobra e dizer que é
distração Vocês cá da
capitá me adiscurpe essa expressão/ No Ceará não tem disso não.../Tem disso
não, tem disso não... (Luiz Gonzaga) |
a) Que linguagem foi usada para escrever essa música?
b) Essa linguagem atrapalhou o entendimento da música?
c) Se essa música fosse escrita/cantada seguindo a risca a
norma culta da língua, continuaria com a mesma beleza melódica?
d) Retire desta música palavras e expressões da linguagem
coloquial?
4.
Que tipo de linguagem (culta ou coloquial) podemos ou devemos usar nas
seguintes situações:
a) Falando em público sobre
política.________________________________
b) Numa pequena mensagem de celular para um amigo próximo.
__________________________
c) Numa pequena mensagem de celular para o seu professor de
português.___________________
d) Numa carta de reclamação para a presidente Dilma.
________________________________
e) Numa conversa na praça entre
amigos._________________________________
f) Um debate numa conferência nacional sobre meio
ambiente.__________________________
g) Um bilhete para irmã, explicando que você foi à padaria
comprar pão._____________________
h) Um bilhete para a diretora
da sua escola, explicando o porquê da sua falta de
hoje.___________________________________
i) Uma redação solicitada pelo professor de
português.______________________________
ATIVIDADE 3
Para encerrar a aula, faça
a exibição do vídeo sugerido, abaixo. É um vídeo muito interessante em que
se discorre sobre as variantes linguísticas.
Imagem e vídeo disponíveis
em: http://www.youtube.com/watch?v=6fHF_Eru65k. Acesso em: 19 jul 2013.
Após a exibição do vídeo,
proponha o seguinte exercício para verificar a compreensão do conteúdo exibido:
De acordo com o conteúdo
exposto no vídeo, marque V (verdadeiro) ou F (falso) para as seguintes afirmações:
(
) O bom falante é o poliglota de sua própria língua.
(
) O bom falante é o que fala a norma culta.
(
) A língua é viva como uma cidade.
(
) Um paulista fala como um carioca ou um mineiro.
(
) A língua não varia de geração para geração e de grupo social para grupo
social.
(
) A língua varia de acordo com as diferentes situações de comunicação.
(
) É o povo que fala gostoso o português do Brasil.
(
) O estudante de português precisa aprender a produzir textos, a ler textos e
ampliar suas possibilidades de expressão linguística.
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