quinta-feira, 30 de novembro de 2023

VARIAÇÃO LINGUÍSTICA

 

Dados da Aula

·         Refletir sobre o uso da norma padrão e da linguagem coloquial;

·         Resolver exercícios sobre o uso da norma padrão ou formal e informal;

·         Selecionar registros da língua em função da situação de comunicação (formal ou informal).

Norma culta ou padrão e linguagem coloquial

ATIVIDADE 1

de usos da norma padrão e não-padrão da Língua Portuguesa

http://peramblogando2.files.wordpress.com/2009/01/dicas_monica_06.jpg

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhaKDRUAHGgZYPvniLV9KiRpMzkD9iADrOfyjG2HIgFYTpvGkO_pb0PCLobYcWmy7PVl3UWQ6F45GYnraMfnUr4eUs_pMLXy8dc1dOatcNVsGMp9yIUTLEeU1Aazmk0vjfUQUsbHdDQSKE/s320/capoliglota.jpg

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEghnvp5bY9xe9AoRlGX4DYn8vHeDIQMlV1s18_PiBLWGPSfONi2iAWTdGvDOZtmW5dqn32dsVIodCcZvj7WU5SbG_g-ClXYl9Yulbiko2QPkzAsmdTdoQLlXAcSe8gyUaiQqIjhdXz5CT0S/s1600/Figura1.jpg

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/11706/imagens/quadrim.jpg

 

http://fotos.sapo.pt/biclaranja/pic/000hayq8/s500x500

ATIVIDADE 2

Terminada a exposição das imagens e a leitura dos respectivos diálogos e também do convite formal,  faça questionamentos aos alunos a propósito desses exemplos citados. Você pode propor questões tais como:

1. A maneira de falar do personagem Chico Bento é comum, isto é, é empregada por várias pessoas?

2. Você conhece pessoas que falam como o Chico Bento?

3. Você acredita que as pessoas que falam como o Chico Bento falam "errado"?

4. Há diferenças entre fala e escrita nas frases do Chico Bento reproduzidas nessas imagens?

5. Você acredita que a secretária da terceira imagem fala mesmo fluentemente todas as línguas citadas por ela? Como você pode inferir sua resposta?

6. Na última imagem, Rita e a professora fazem uso de qual registro da língua? Você percebe alguma diferença entre a linguagem das duas e a linguagem padrão habitual no Brasil? Você acredita que elas são brasileiras? Ou seriam portuguesas?

7. Você já ouviu dizer que os brasileiros não sabem português e que só os portugueses falam bem nosso idioma? O que você pensa sobre isso?

ATIVIDADE 3

Terminadas as reflexões sobre as imagens, leia com os alunos o seguinte trecho de um livro sobre a gramática do Português:

 [...] quem pratica o português popular não “fala errado” – apenas opera com a variedade correspondente ao seu nível sociocultural. Quem pratica o português culto não “fala certo”, de novo apenas se serve da variedade correspondente ao seu nível sociocultural. Falar errado é não se fazer entender em seu meio, [...] ou é usar uma variedade inadequada ao meio em que o falante se encontra (CASTILHO, 2010, P. 205).

Comente com os alunos essa afirmação e certifique-se de que todos a compreenderam bem. Aproveite para rever com eles conceitos como variante de prestígio ou norma padrão, português não-padrão (PNP), certo, errado versus adequação e inadequação. Depois, peça a eles para reescreverem os diálogos do Chico Bento, da secretária e dos "anjos" de acordo com a variedade padrão ou norma culta da língua.

 

 

 

Módulo 2 - Reconhecendo a norma formal e/ou informal

ATIVIDADE 1

Leve os alunos ao laboratório de informática ou providencie um computador e um projetor para assistirem a um vídeo sobre norma culta e linguagem coloquial.

norma culta

Imagem e vídeo disponíveis em: http://www.youtube.com/watch?v=LnnJUFhKC_s. Acesso em: 19 jul 2013.

Depois de assistirem ao vídeo uma ou duas vezes, caso seja necessário, proponha uma discussão com os alunos, por meio das seguintes questões:

1. Quando devemos empregar a norma culta? Em quais situações?

2. Segundo o narrador do vídeo, a frase "me beija" está em conformidade com a linguagem coloquial, isto é, com a fala. E segundo a norma culta, como seria a frase para pedir um beijo?

3. Quando devemos empregar a linguagem coloquial?

4. O narrador explica porque a língua tem variações. Você entendeu sua explicação? Você é capaz de explicar o que leva a língua a sofrer variações?

ATIVIDADE 2

Ainda no laboratório de informática, peça aos alunos que acessem o sitehttp://professorjeanrodrigues.blogspot.com.br/2012/05/atividade-de-portugues-sobre-variacao.html, para resolverem os  exercícios propostos, a seguir. Caso não seja possível fazer a atividade no laboratório de informática, providencie cópias dos exercícios e entregue-as aos alunos.

Exercícios

1.    Observe a imagem abaixo e responda as perguntas, abaixo:

  

 a)    Qual tipo de linguagem a personagem da imagem acima usou para se expressar: linguagem culta ou coloquial?

b)    Observando bem a imagem, cite, no mínimo, dois fatores que contribuem para que a personagem fale dessa forma?

c)    Esse jeito como a personagem falou dá para o ouvinte/leitor compreender?

d)    Essa linguagem usada por ele é considerada “correta” ou “errada”? Por quê?

e)    Reescreva essa fala do personagem, seguindo a norma padrão da linguagem.

  

2.    Leia o texto abaixo e responda as questões sugeridas:

 Nos últimos meses, as prefeituras municipais de todo o Brasil, em especial as da Região Nordeste e Norte, têm sofrido com a queda de suas receitas devido o Governo Federal ter reduzido a zero um imposto que beneficiou as montadoras de carro, mas que provocou o chamado “efeito dominó”, afetando os cofres de milhares de municípios pobres ou de renda per capita muito baixa.

(Jornal Folha de São Paulo, 20/03/2012)

 a)    Que tipo de texto é esse acima?

b)    Que linguagem foi usada para escrever esse texto?

c)    Por que foi usado esse tipo de linguagem e não outra?

  

3.    Leia a música a seguir e faça o que se pede:

 

Tenho visto tanto coisa nesse mundo de meu Deus/ Coisas que prum cearense não existe explicação

Qualquer pinguinho de chuva fazer uma inundação/ Moça se vestir de cobra e dizer que é distração

Vocês cá da capitá me adiscurpe essa expressão/ No Ceará não tem disso não.../Tem disso não, tem disso não...

(Luiz Gonzaga)

    a)    Que linguagem foi usada para escrever essa música?

   b)    Essa linguagem atrapalhou o entendimento da música?

   c)    Se essa música fosse escrita/cantada seguindo a risca a norma culta da língua, continuaria com a mesma beleza melódica?

   d)    Retire desta música palavras e expressões da linguagem coloquial?

 

4.     Que tipo de linguagem (culta ou coloquial) podemos ou devemos usar nas seguintes situações:

   a)    Falando em público sobre política.________________________________

   b)    Numa pequena mensagem de celular para um amigo próximo. __________________________

   c)    Numa pequena mensagem de celular para o seu professor de português.___________________

   d)    Numa carta de reclamação para a presidente Dilma. ________________________________

   e)    Numa conversa na praça entre amigos._________________________________

   f)     Um debate numa conferência nacional sobre meio ambiente.__________________________

   g)    Um bilhete para irmã, explicando que você foi à padaria comprar pão._____________________

   h)    Um bilhete para a diretora da sua escola, explicando o porquê da sua falta de hoje.___________________________________

   i)     Uma redação solicitada pelo professor de português.______________________________

 

ATIVIDADE 3

Para encerrar a aula, faça a exibição do vídeo sugerido, abaixo. É um vídeo muito interessante em que se discorre sobre as variantes linguísticas.

oral e escrita

Imagem e vídeo disponíveis em: http://www.youtube.com/watch?v=6fHF_Eru65k. Acesso em: 19 jul 2013.

Após a exibição do vídeo, proponha o seguinte exercício para verificar a compreensão do conteúdo exibido:

De acordo com o conteúdo exposto no vídeo, marque (verdadeiro) ou F (falso) para as seguintes afirmações:

(     ) O bom falante é o poliglota de sua própria língua.

(     ) O bom falante é o que fala a norma culta.

(     ) A língua é viva como uma cidade.

(     ) Um paulista fala como um carioca ou um mineiro.

(     ) A língua não varia de geração para geração e de grupo social para grupo social.

(     ) A língua varia de acordo com as diferentes situações de comunicação.

(     ) É o povo que fala gostoso o português do Brasil.

(     ) O estudante de português precisa aprender a produzir textos, a ler textos e ampliar suas possibilidades de expressão linguística.

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