A música tem a capacidade de afetar nossas emoções, intelecto e nossa psicologia. As letras podem aliviar nossa solidão ou estimular nossas paixões. Desse modo, a música é uma poderosa forma de arte cujo apelo estético está altamente relacionado com a cultura na qual é executada.
A música cumpre um papel mediador das relações sociais e promove o desenvolvimento afetivo das pessoas, além disso, pode ser usada como um elemento agregador em outras disciplinas pois esta é um excelente estímulo a memória. A escola de tempo integral oferece diferentes possibilidades para a expansão das atividades no campo das artes, entre elas a música.
Este projeto viabiliza através das atividades musicais a construção de uma ação intersetorial entre as políticas públicas educacionais e sociais, contribuindo, desse modo, tanto para a diminuição das desigualdades educacionais, quanto para a valorização da diversidade cultural brasileira, e O ideal da educação integral traduz a compreensão do direito de aprender como inerente ao direito à vida, à saúde, à liberdade, ao respeito, à dignidade e à convivência familiar e comunitária e como condição para o próprio desenvolvimento de uma sociedade republicana e democrática.
Por meio da Educação Integral, se reconhece as múltiplas dimensões do ser humano e a peculiaridade do desenvolvimento de crianças, adolescentes e jovens. (BRASIL, 2009b, p.7-8) Para Gainza (1988), a música é um elemento de fundamental importância, pois movimenta e mobiliza o educando e, por isso, contribui para sua transformação e seu desenvolvimento.
Nas escolas, é comum, principalmente nas séries iniciais, ouvir música durante a aula e no recreio, e ainda, de forma bastante acentuada, nos momentos de comemoração. Há necessidade, porém, de buscar novas estratégias e metodologias que possam motivar a prática da música no ambiente escolar. A linguagem musical se dá pela exploração, pela pesquisa e criação, bem como pela ampliação de conhecimentos, respeitando as experiências prévias, a maturidade, a cultura do aluno, seus interesses e sua motivação.
Pensando assim, a música não pode estar desconectada do processo de ensino-aprendizagem da escola. A vivência musical para o educando é extremamente agradável, torna o ambiente mais agradável. A música ensina novos conceitos e se desenvolve diferentes habilidades, melhora a comunicação e desenvolve a criatividade, a coordenação e a memória, fatores determinantes para garantir sua permanência e êxito escolar.
OBJETIVOS – GERAL E ESPECÍFICOS
“[...] fomentar a Educação Integral das crianças, adolescentes e jovens, por meio de atividades socioeducativas, no contra turno escolar, articuladas ao projeto de ensino desenvolvido pela escola” (BRASIL, 2009a, p. 24)
Proporcionar aos alunos do ensino técnico (integrado e subsequente) do IFAM/Campus Lábrea uma perspectiva de vida, visando à inclusão social e a prática musical.
Formar no aluno uma consciência musical e crítica, tornando-se integrante e integrado a um grupo musical em excelência, responsável pelo seu instrumento musical, consciente de ser parte essencial de um todo, estendendo essa consciência para sua vivência acadêmica e pessoal.
Trabalhar a autoestima, a motivação a concentração e a integração social, estimulando principalmente os integrantes com problemas de aprendizagem em sala de aula;
Conhecer, apreciar e adotar atitudes de respeito diante de variedades de manifestações musicais do país; Desenvolver a cultura musical que é comprovadamente estimulante ao ser humano.
Explorar o som que domina as rádios, rock, reggae, dance. Rap, pagode, axé, forró
CULMINÂNCIA
Dia da apresentação na escola
Nenhum comentário:
Postar um comentário