“1º HIGH SCHOOL MUSIC NESTOR FOGAÇA”
DIA: 14/11/2013
HORÁRIO: 19H
LOCAL: CENTRO CULTURAL MAXIMINA NOGUEIRA TERRA
- Objetivos do projeto
Os principais objetivos desse
projeto são: despertar no aluno o interesse
pela Língua Inglesa através de atividades de interpretação, reading,
speaking, listening e writing, por meio de músicas e, fazer com que ele se
socialize, cante em inglês e se motive para aprender a Língua Inglesa pelo
trabalho em sala de aula e pela premiação que ocorrerá no final do ano letivo.
1.2 Justificativa
“Pra
que a gente aprender Inglês?”
A aprendizagem de Língua
Inglesa é vista como desnecessária pelos alunos, pois, em muitos casos, o aluno
termina o Ensino Médio sem habilidades para usar a língua em situações reais.
O discurso usado por todo
professor de Inglês para justificar o estudo da língua, no máximo consegue
convencer o cérebro dos alunos, mas não convence seus ‘corações’, ou seja, não
mexe com o aluno, e, por conseguinte, não se desperta o interesse para
aprendizagem.
A proposta curricular para o
EM traz situações de aprendizagem com temática voltada para a formação pessoal
humanitária, mercado de trabalho, filmes, etc, onde cuja estratégia pedagógica
visa apresentar ao aluno os vários gêneros textuais existentes e com os quais
ele se depara em seu cotidiano.
Tal proposta não só vai ao
encontro do Currículo Oficial, mas também aos anseios e interesses dos alunos
da rede pública que, veem um único uso para o inglês nas músicas que eles ouvem
o tempo todo em seus celulares (outro grande problema que a escola enfrenta). O
aluno além de tantos outros motivos que têm aversão às outras disciplinas,
também tem grande resistência à aprendizagem do Inglês. As atividades, nem
sempre contextualizadas, são cansativas, fragmentadas no que diz respeito à
análise lingüística normativa, e são repetitivas. Assim o aluno que acaba de
chegar para o 6º ano até então empolgado pelo contato com uma língua
estrangeira, aos poucos vai perdendo o interesse até chegar ao Ensino Médio sem
a mínima vontade de estudar Inglês carregando uma enorme defasagem de vocabulário,
compreensão e compreensão gramatical, o que compromete ainda mais o a abordagem
da proposta curricular que pressupõe do aluno uma já compreensão de alguma
noções de conhecimento lingüístico, estes necessários para que o professor
fique livre para chamar atenção do aluno ao gêneros textuais, foco do currículo
oficial.
Assim temos alunos
desmotivados e professores desanimados, e perdidos entre o que se trabalhar, o
que se fazer para chamar atenção do aluno. A questão que fica é: “De que o
aluno gosta?”
O ensino através de atividades
com música permite contextualizar e dar sentido à aprendizagem, pois o aluno
perceberá que a música que está
estudando na escola é a mesma que ele ouve no rádio ou na televisão, que a Língua
Inglesa não é mais uma matéria sem sentido. Oportuniza a
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discussão de temas polêmicos
como: violência, preconceito, paz, guerras, racismo, doenças, sexo. Permite o
estudo, o contato e a união entre culturas diferentes.
É bom não se concluir que o
que não se pretende é uma ‘descaracterização’ da disciplina , e sim um forma de
fazer, antes de tudo, o aluno criar gosto pela matéria, e , futuramente, como
já poderá fazer com outras áreas de conhecimento , aprofundar-se em estudos
específicos.
Cria um ambiente agradável e
descontraído, facilitando a aprendizagem, principalmente para os alunos mais
tímidos. Enfim, desperta o gosto pela
Língua Inglesa.
As músicas no ensino de inglês
podem ser usadas também para ensinar: listening, speaking, reading, and
writing além de objetivos culturais
e textuais.
Segundo Lima (2004), devemos
usar músicas em inglês, primeiramente visando à diversidade cultural, mostrando
as diferenças entre as nações/culturas, tomando cuidado para não reforçar preconceitos.
Medina (2003) afirma que há
evidências de que a música facilita a memorização de vocabulário de uma forma
não intencional, facilita a escrita e é um meio viável de aquisição de uma
segunda língua tanto para crianças quanto para adultos.
Cullen (1999) sugere uma preparação prévia e
motivação dos alunos, para que sejam capazes de discutir os aspectos culturais
presentes nas músicas.
Nunes (2006) também cita as inúmeras vantagens
do uso de música para o ensino de LE. Conforme a autora, a música exerce magia
nas pessoas, pode trazer lembranças, sentimentos, serve para relaxar, brincar,
levar para outros lugares, distrair, aproximar pessoas e ensinar pronúncia,
gramática e compreensão oral.
Murphey (1994) é um entusiasta
do uso de música para o aprendizado de LE, pois ela favorece a memorização, causa
um estado de relaxamento, é repetitiva, mas sem perder a motivação, serve
como pretexto para discutir cultura,
religião, patriotismo, faz parte da vida dos estudantes.
Ou seja, valores, que estão
embutidos na proposta curricular oficial, e que pode ser sentidos através das
músicas.
Don Campbell (1997) afirma que
a música pode melhorar nossas vidas, aumentar nossa consciência espacial e
inteligência, melhorar a concentração e habilidades de comunicação, facilitar a
aquisição de línguas, criatividade, leitura, escrita, memorização, cálculos
matemáticos e outras habilidades acadêmicas.
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1.3 Propostas para o uso de músicas
Espaços em branco - Tirar
algumas palavras da letra e deixar espaços em branco. Pedir para os alunos
completarem ouvindo a música.
• Tiras de papel - Recortar
cada verso da letra da música e pedir
para os alunos ordenarem ouvindo a música.
• Palavras cruzadas -
Selecionar palavras que os alunos conhecem ou foram trabalhadas previamente.
Escrever definições das palavras em inglês. Os alunos têm que completar os
espaços em branco com as palavras.
• Tempo verbal - Colocar os
verbos no infinitivo entre parênteses.
Os alunos têm que conjugá-los
e completar os espaços em branco na letra da música.
• Imagination - Ouvir a música
com os olhos fechados. Expressar o que imaginaram ou sentiram durante a
apresentação da música;
• Ordenação da letra -
Reescrever as frases numa ordem diferente, seguida de parênteses. Os alunos
terão que numerar de acordo com a ordem
na qual as frases são cantadas;
Tradução - Escrever a letra da
música em inglês, seguida de parênteses. Traduzir os versos fora de ordem e
pedir para relacionarem;
Paródias – os alunos podem
escrever um anova letra para a música por aquilo que eles sentem ao ouvi-la.
Versões – Pode ser feita
análise da letras quanto a fidelidade na tradução, e as possíveis
justificativas para as versões. Levar
músicas em inglês que tenham versões em português e comparar a original com as
versões.
• Apresentação de vocabulário
- Cada grupo de alunos pesquisará e explicará para a classe algumas palavras da
letra da música, sublinhadas pelo professor e entregue anteriormente.
• Estrofes misturadas -
Colocar as estrofes fora de ordem e
pedir para os alunos colocarem em ordem ouvindo a música.
Cartões com palavras -
Escrever palavras da letra da música em cartões, embaralhá-los e pedir para que
cada aluno escolha alguns e apresente para
os colegas na aula seguinte o significado e exemplos daquelas palavras.
• Dramatização - Pedir para
que os alunos dramatizem em grupos a letra da música ou parte dela.
• Apresentação - Verificar
alunos que cantam e tocam instrumentos para que se apresentem para os colegas.
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• Comparação - Apresentar duas
músicas que falem do mesmo tema e tenham
vocabulário parecido.
• Temas polêmicos - Levar
músicas que falem de doenças, violência, problemas sociais, guerras, etc. e
organizar debates.
• Trilhas sonoras - Passar
clipes com trilhas sonoras de filmes e trabalhar textos sobre os filmes.
• Correção de palavras erradas
- Escrever palavras erradas ou palavras extras na letra da música e pedir para
os alunos identificarem ouvindo a música
Separação de palavras -
Escrever as frases sem espaços entre as palavras e pedir para os alunos
separarem corretamente.
• Gramática - Pedir para os
alunos encontrarem na letra verbos, preposições, advérbios, pronomes, etc.
• Interpretação de texto -
Elaborar questões para responderem de acordo com a letra da música.
• Karaokê - Dividir a turma em grupos de 4 ou 5
alunos. Dar a cada grupo uma música fácil de cantar. Dar a aula inteira para
trabalharem nela e tirarem dúvidas. Na aula seguinte os alunos terão que
cantar, acompanhados do aparelho de karaokê.
1.4 Socialização de trabalhos
High School Musical
Todas as turmas
poderão apresentar em um palco, em forma de coral, uma música.
Este dia representará síntese dos trabalhos.
Um júri será formado com os seguintes elementos: júri
técnico – para analisar a fonética; e júri artístico para julgar afinação e
ritmo. Para tanto poderão ser convidados professores de Inglês e um escola de
língua (patrocinadora), e poderão ser convidados músicos da cidade.
1.5 Motivação
Premiação.
A sala vencedora (cerca de 35 alunos) poderá ganhar uma
viagem para um acampamento inglês “English
Camp”, em Tatuí para passar o dia em imersão na língua inglesa.
4- Público Alvo- Alunos de
todas as séries do EM
5- Tempo previsto- ano letivo
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1.6 Material Didático-pedagógico necessário
- planos
de aula;
- vídeo
clipes;
- indicação
de sites;
- atividades lúdicas.
- 1
Teclado Holland GW8 (ou similar desde que tenha pendrive) *
- 2
Microfones*
- 2
pedestais*
- 1
suporte para partituras*
- 1
cx de som*
- 1
projetor de imagem ou TV 29’ com aparelho DVD*
VideokêModelo: HMP USA *
Cartucho HMP-USA (só musicas em
inglês)*
*material
a ser adquirido
1.7 Espaço físico
Para boa preservação dos
materiais didáticos é prudente se ter uma sala de disponível com todos os
matérias listados para acesso dos professores de inglês que deverão seguir
agendamento para disposição de todos os professores de Inglês e suas
respectivas salas.
A sala poderá ter revestimento
acústico, ou estar um pouco mais distantes das demais, por conta de uma
eventual produção sonora resultante do trabalho desenvolvido.
Prof Gerson de Oliveira
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