quarta-feira, 3 de julho de 2024

ELETIVA MÍDIA DIGITAL - CULMINÂNCIA


Mundo Digital
                                                                Idealização da eletiva: Vinícius Xavier Medeiros
 A eletiva “Mundo Digital” tem como finalidade ressignificar o uso das ferramentas        tecnológicas (notebooks, tablets e celulares), levando em consideração o processo criativo e artístico dos estudantes. A ideia principal é desenvolver e criar artes para uso digital, editar fotos e vídeos para as mídias sociais e adquirir conhecimento acerca do funcionamento da publicidade e propaganda.

                                                                  

                                                                        execução da culminância: Gerson de Oliveira














































Plano de Eletiva – 1º Semestre/2024

Título

MUNDO DIGITAL

Professor

Vinícius Xavier Medeiros

Ementa

A eletiva “Mundo Digital” tem como finalidade ressignificar o uso das ferramentas tecnológicas (notebooks, tablets e celulares), levando em consideração o processo criativo e artístico dos estudantes. A ideia principal é desenvolver e criar artes para uso digital, editar fotos e vídeos para as mídias sociais e adquirir conhecimento acerca do funcionamento da publicidade e propaganda.

Justificativa

Com o advento das mídias sociais como o Instagram, Tik Tok e Facebook, faz-se necessário desenvolver conhecimentos e habilidades para tornar o uso desses aplicativos, significativos, possibilitando que os estudantes se tornem nativos digitais com conhecimento de conceitos básicos, como: edição de fotos e vídeos, criação de arte para divulgação e postagem nas mídias sociais. O trabalho desenvolvido está em concordância com dados levantados pela revista “Forbes” em março de 2023: o Brasil é o terceiro país mais consumidor de redes sociais no mundo, sendo o Youtube, Facebook e Instagram as redes mais acessadas.

Embasa a relevância da Eletiva para a vida do estudante e como ela dialoga com diversas áreas do conhecimento.                                                                                                                                                              

Objetivos

Motivar os estudantes a utilizar os aparelhos tecnológicos para criação artística e profissional, utilizando sites, aplicativos e plataformas.

Habilidades desenvolvidas

Trabalho em equipe, autonomia, gestão do tempo e criatividade.

EF69AR35 - Identificar e manipular diferentes tecnologias e recursos digitais para acessar, apreciar, produzir, registrar e compartilhar práticas e repertórios artísticos, de modo reflexivo, ético e responsável. 

EF08TEC07 - Produzir conteúdos digitais a partir de um planejamento, colocando em prática a criatividade, ética, responsabilidade e senso crítico, demonstrando habilidades de curadoria.

EF09TEC24 - Compreender e criar narrativas digitais para expressar temas pessoais, conhecimento sobre temas escolares e a própria aprendizagem.

Conteúdo programático

- Cultura digital;

- Publicidade;

- Propaganda;

- Marketing digital;

- Divulgação de eventos escolares.

Metodologia

Explicação na televisão a respeito dos sites e aplicativos a serem utilizados; criação de um modelo de arte para exemplificar e desenvolvimento de forma autônoma por parte dos estudantes com orientações previamente estabelecidas.

 

 

 

Recursos didáticos

Computadores, tablets e celulares.

Culminância

Na culminância os estudantes apresentarão um portfólio digital com todas as artes criadas e editadas durante as aulas, explicando para o público suas intenções e ideias para cada projeto.

Avaliação

A avaliação será realizada semanalmente com base no engajamento dos estudantes, participação e realização das atividades propostas.

Cronograma semestral

Detalhamento dos temas e metodologias a serem usadas em aula de aula.                                                  

Ex: 22/02
Apresentação da Eletiva e dos integrantes; Roda de conversa sobre as expectativas de trabalho.
01/03
Coleta de dados sobre o tema pesquisado pelos estudantes por meio de pesquisa na Sala de Informática

14/03 – Feirão das eletivas

21/03 – Introdução da eletiva e do site canva.com;

28/03 – Criação do primeiro projeto: arte para divulgação de um comércio de alimentos;

04/04 – Criação do segundo projeto: arte para divulgação de uma loja de roupas e calçados;

11/04 – Edição de fotos para postagem em redes sociais;

18/04 – Edição de vídeos para postagem nas redes sociais;

25/04 – Criação do terceiro projeto: arte para divulgação de um show ou evento;

02/05 – Criação de arte: tema livre;

09/05 – Criação do quarto projeto: arte para divulgação dos eventos escolares;

16/05 – Elaboração de uma apresentação no power point;

23/05 – Elaboração de uma apresentação no power point;

30/05 – Criação do quinto projeto: arte para divulgação de um assunto relevante socialmente;

06/06 – Criação da arte para a culminância;

13/06 – Preparação para a culminância: elaboração do portfólio digital;

20/06 – Preparação para a culminância: elaboração do portfólio digital;

27/06 – Culminância – portfólio dos projetos.

 

Referências

Links para textos, vídeos e outros conteúdos que embasem a criação da Eletiva.

https://forbes.com.br/forbes-tech/2023/03/brasil-e-o-terceiro-pais-que-mais-consome-redes-sociais-em-todo-o-mundo/

https://www.canva.com/

https://reportei.com/criar-artes-online/

https://create.vista.com/pt/plans/

https://hiper.com.br/blog/ferramentas-gratuitas-artes-redes-sociais/


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